Resultados
Saiba os resultados
das suas análises
Pré-Marcações
Rua da PSP, nº22
8000-408 Faro
Tel.: 289 889 590
Fax: 289 889 594
Conselhos

 

Sempre que possível, deverá ter em conta os seguintes pontos:

 

1. Quando lhe for indicado que deverá estar em jejum para fazer a colheita para as suas análises, tente tomar a última refeição 12 h antes da colheita.

 

2. Quando estiver a tomar alguma medicação em jejum, faça-o depois da colheita, a não ser que esta se destine à monitorização do medicamento em questão e aí deverá seguir as instruções do seu médico assistente ou do laboratório.

 

3. Evite fazer esforços físicos nas 2 horas que antecedem a colheita de sangue.

 

4. Evite fumar durante pelo menos 1 hora antes da colheita.

 

5. Mesmo quando lhe fôr indicado não ser necessário estar em jejum para efetuar a colheita, não deve tomar café nem ingerir bebidas alcoólicas nas 4 horas que antecedem a colheita.

 

6. Salvo indicação do seu médico assistente, ou do laboratório, tente fazer as colheitas de sangue aproximadamente à mesma hora, entre as 8 e as 11h, se possível, pois os intervalos de referência são obtidos normalmente entre as 8 e as 10h e a concentração sanguínea de alguns analitos variam durante o dia, conforme o nosso ritmo circadiano.

 

7. Tente estar o mais calmo possível antes de efetuar a sua colheita. O stress altera a concentração de alguns parâmetros a dosear.

 

8. A permanência em locais situados a elevada altitude implica alterações na concentração de alguns analitos. Tenha em conta que a adaptação à altitude demora algumas semanas e o retorno aos valores médios para o nível do mar demora alguns dias.