Resultados
Saiba os resultados
das suas análises
Notícias
Diabetes e Obesidade- Painel Mutação CGC

A Diabetes e a Obesidade são doenças metabólicas que se encontram muitas vezes associadas e que ocorrem com elevada frequência na população.

Afetam os vários órgãos e sistemas levando a uma perda progressiva da qualidade de vida. Nestas fases avançadas, o seu tratamento é frequentemente ineficaz. Assim, a prevenção é o melhor método para evitar o sofrimento e a diminuição da esperança de vida associadas a estas doenças.

A Diabetes e a Obesidade resultam da interação de diversos fatores, uns constituintes da pessoa (genéticos) e outros  adquiridos (ambientais, alimentares, estilo de vida, entre outros) que vão atuando ao longo da vida, inicialmente de uma forma silenciosa até se observarem os primeiros sintomas.

O teste genético para o risco de Diabetes / Obesidade pode ser o único indicador numa fase pré-clínica, ou seja, antes do aparecimento de sintomas. O resultado do teste genético permite identificar os indivíduos em que uma intervenção terapêutica precoce poderá evitar a evolução da doença.

 

O teste está indicado para:

  • Pessoas com menos de 40 anos, sem história familiar de Diabetes ou Obesidade, como forma de prevenção.
  • Pessoas com história familiar de Diabetes Mellitus tipo 2.
  • Pessoas com história familiar de Obesidade.

 

Como realizar o teste?

O estudo realiza-se em DNA obtido a partir de sangue periférico, saliva ou células da mucosa bucal obtidas por zaragatoa.