A Diabetes e a Obesidade são doenças metabólicas que se encontram muitas vezes associadas e que ocorrem com elevada frequência na população.
Afetam os vários órgãos e sistemas levando a uma perda progressiva da qualidade de vida. Nestas fases avançadas, o seu tratamento é frequentemente ineficaz. Assim, a prevenção é o melhor método para evitar o sofrimento e a diminuição da esperança de vida associadas a estas doenças.
A Diabetes e a Obesidade resultam da interação de diversos fatores, uns constituintes da pessoa (genéticos) e outros adquiridos (ambientais, alimentares, estilo de vida, entre outros) que vão atuando ao longo da vida, inicialmente de uma forma silenciosa até se observarem os primeiros sintomas.
O teste genético para o risco de Diabetes / Obesidade pode ser o único indicador numa fase pré-clínica, ou seja, antes do aparecimento de sintomas. O resultado do teste genético permite identificar os indivíduos em que uma intervenção terapêutica precoce poderá evitar a evolução da doença.
O teste está indicado para:
- Pessoas com menos de 40 anos, sem história familiar de Diabetes ou Obesidade, como forma de prevenção.
- Pessoas com história familiar de Diabetes Mellitus tipo 2.
- Pessoas com história familiar de Obesidade.
Como realizar o teste?
O estudo realiza-se em DNA obtido a partir de sangue periférico, saliva ou células da mucosa bucal obtidas por zaragatoa.